BRASIL: URGENTE: las mujeres no deben parir en los trenes

URGENTE                    URGENTE                      URGENTE                               URGENTE



Parto em trem, Rede Cegonha e Relatório da ONU  motivam carta a Padilha  

 

O caso da gestante carioca que teve seu filho numa estação de trem no subúrbio do Rio de Janeiro nesta segunda-feira,18, e seguiu para maternidade de ônibus, sem que a política pública de saúde que recebeu a denominação de Rede Cegonha tenha chegado a tempo, levou a Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos a encaminhar carta ao Ministro Alexandre Padilha com cópia aos integrantes do Conselho Nacional de Saúde.

No documento, a Rede manifesta sua preocupação de que a Rede Cegonha não tenha seu status de política definido pela portaria 1459/2011, deixando ainda de considerar as Políticas Nacionais de Atenção Integral à Saúde da Mulher e de Direitos Sexuais e Reprodutivos em suas bases conceituais.

A entidade, com o apoio de redes e articulações nacionais e internacionais, solicita ainda a atenção para o conteúdo do Informe elaborado pelo Relator Especial sobre o Direito de Todos ao Desfrute do mais Alto Nível Possível de Saúde Física e Mental das Nações Unidas, Anand Grover, que após audiência pública com a sociedade civil em São Paulo, emitiu um parecer e uma recomendação ao Governo Brasileiro.

A análise e as questões elencadas por Anand Grover referentes a saúde sexual e reprodutiva, pedem medidas para a redução de mortes por razões evitáveis, como o abortos inseguros. Embora encaminhada ao governo brasileiro e até o momento não obteve resposta.

Na carta ao Ministro a Rede Feminista cobra do Ministério a retomada de espaços de diálogo e de participação em comissões de trabalho que sempre caracterizaram a relação com o movimento de mulheres.  Exemplifica que  o Ministério da Saúde, publicou o Decreto que estabelece a Rede Cegonha sem iniciativa por parte deste Ministério para a discussão do seu conteúdo final, considerado incompleto em relação aos compromissos inicialmente assumidos.


Vera Daisy Barcellos - Jorn. Reg. Prof. 3.804
Assessoria de Imprensa da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Fusilados/as :PRESENTE

DISCUSIONES SOBRE LAS PILDORAS

PERU : STOP NEWS FUJIMORI CONDENADO.RU