Contra la transposicion del Rio San Francisco: Fraile Luiz Cappio en huelga de hambre otra vez





Rio San francsico, (Foto de Vanessa Cavalcanti)

Mil pessoas fecham ponte na Bahia contra a transposição
by jpereira — 2007-12-06
Movimentos e organizações socias bloqueiam ponte de rodovia que liga Salvador a Brasília em solidariedade à greve de fome de frei Luiz Cappio


06/12/2007

Clarice Maia,
de Sobradinho (BA)



Mais de mil pessoas bloquearam na quinta-feira (5) uma ponte da BR 242, no município Ibotirama (BA), interrompendo por algumas horas a principal rodovia que liga Salvador e Brasília. A ação aconteceu em protesto contra o projeto de transposição de águas do rio São Francisco e em solidariedade ao jejum do frei Luiz Cappio. Além da paralisação, os manifestantes fizeram uma caminhada pelas ruas dos municípios.



Participam da manifestação os movimentos que fazem parte da Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Acampados, Assentados e Quilombolas da Bahia (CETA), Centro de Assessoria de Assuruá (CAA), quilombolas, geraizeiros, representantes da reserva extrativista Serra do Ramalho e pessoas ligadas à igreja.

Caminhada

Já em Sobradinho (BA), a caminhada pela vida do povo e do Nordeste reuniu mais de quatro mil pessoas desde a Capela de São Francisco até as margens do rio São Francisco. O ato aconteceu no final da tarde de terça-feira (04) em defesa do rio e em solidariedade ao bispo Luiz Flávio Cappio, que completa nesta quinta-feira (6) dez dias de jejum.

No grupo estavam trabalhadores ligados a organizações sociais, movimentos populares e caravanas dos municípios de Remanso, Sobradinho, Campo Alegre de Lurdes, Juazeiro, Barra, Ipupiara, Morpará, Casa Nova, Curaçá, Bonfim, Irecê e Sento Sé (BA), Petrolina (PE), além de pessoas dos estados do Mato Grosso, São Paulo e Ceará.






Más detalles y fotos del río en el video siguiente:




Comentarios

Entradas más populares de este blog

ESTOY HECHA DE RETAZOS-POEMA de CARO CAROLINA

USA The good job of a floor maid at the Tewksbury Institute

CHILE: Los HINRICHSEN de TOME-una aproximación a nuestra historia familiar